top of page

Caboclos de Major Sales

 

             

       O presente trabalho trás um olhar sobre uma manifestação da cultura popular, denominada Caboclos de Major Sales. O município de Major Sales, fica localizado no Alto Oeste Potiguar distante 429 quilômetros de Natal, a capital do Rio Grande do Norte. Existem diversas atividades artísticas no município, dentre algumas podemos destacar: quadrilhas juninas matutas e estilizadas, Rei do Congo adulto e mirim, Caboclo adulto e mirim, Banda Marcial “Carlos José Fernandes” e Banda Filarmônica da Comunidade de Fazenda Nova. Em Major Sales existe o Ponto de Cultura Tear Cultural e a Associação Comunitária Sociocultural que junto com a Prefeitura Municipal, realizam ações em prol dos grupos artísticos, tais como: o concurso de Caboclos, viagens para festivais onde os grupos culturais se apresentam, bem como a manutenção dos mesmos.

 

       Dentre as atividades realizadas na localidade, todo ano acontece o concurso de Caboclos. Em 2014 foi realizada a 24ª edição do evento, que ocorreu no sábado de aleluia. Com uma programação extensa que teve inicio pela manhã, com um arrastão de caboclos pelas ruas da cidade e a culminância da festa à noite, na praça de eventos que se torna palco para os grupos de caboclos disputarem a premiação em dinheiro do 1º, 2º e 3º colocados.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

      Os Caboclos de Major Sales realizam sua apresentação durante a Semana Santa, onde acontece a malhação do Judas. Com estrutura musical formada por sanfona, zabumba, triângulo e pandeiro, sua base coreográfica tem de doze a 26 brincantes (dançando sempre em roda), envolvidos em passos característicos e mantendo o "Judas" no centro - onde é pisoteado, agredido com bastões empunhados, extraído de marmeleiros da vegetação catingueira local. Quando estão se apresentando, os dançarinos emitem um som gutural, onomatopaico de ira, incessante, e seus sapateados ajudam a compor a base de percussão. As roupas de trapos de panos, multicoloridos, provocam um impacto plástico surpreendente e a sua confecção é realizada em mutirão.  A dança foi criada em 1924 pelo boiadeiro José Berto da Silva, que teve como inspiração a dança indígena, com sua pisada forte e dança cadenciada. Hoje, o neto do criador dos Caboclos, Francisco de Assis Silva (conhecido como mestre Bebé), contribui para a continuidade da brincadeira criada por seu avô, juntamente com outros grupos que se formaram na cidade. Os Caboclos segundo o historiador, Câmara Cascudo, são oriundos da Península Ibérica, mas é comum em toda América Latina.

 

       O município tem tido o reconhecimento de diversos órgãos estaduais e nacionais, em virtude do envolvimento da população com a cultura, fortalecendo projetos e ações desenvolvidos no local. O esforço em preservar suas manifestações populares trouxe parcerias importantes, tais como: com a Biblioteca Nacional, com a instalação da Biblioteca Pública Municipal Ivi Mafaldo da Silveira; teve projetos aprovados no Programa BNB Cultural (premiado nos anos de 2007 com a instalação do Clube de Leitura: Paixão de Ler - Prazer de Brincar; e premiado em 2008 com o Leituridade); patrocínio da Petrobrás com o Projeto Caboclos de Major Sales em execução pela Associação Comunitária Sociocultural de Major Sales; da Secretaria de Audiovisual com a instalação de um Ponto de Difusão Digital – Cinema; a modernização do Museu Cultural de Major Sales através de convênio com o IPHAN - Ministério da Cultura, FNDE/MEC desenvolveu o Projeto Sertão Festeiro e Arte da Gente, onde promove anualmente uma Marcha Cultural com a participação de todos os grupos de cultura da comunidade, com destaque para 20 Grupos de Caboclos. Major Sales também foi premiado com dois prêmios de Cultura Popular 2007 - Mestre Duda 100 Anos de Frevo com as iniciativas: Rei de Congo do Mestre Bebé e a Edição do Caderno Cultural: Rimando, Cantando, Brincando e Contando - Volume 2. (Fonte: sitio da Prefeitura Municipal de Major Sales).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   

 

 

 

 

       A dança dos Caboclos de Major Sales faz parte do Patrimônio Imaterial do Rio Grande do Norte, devendo assim ser preservada, valorizada, protegida e transmitida para que permaneça viva na memória e na vida do povo potiguar.

 

       Para conhecer mais sobre a dança, assita um vídeo gravado durante uma apresentação do Grupo Caboclos do Mestre Bebé, na Teia Nacional da Diversidade 2014 em Natal-RN, intitulado: Identidade RN – Caboclos Major Sales, realização da TV Assembleia. Mas abaixo fotos da apresentação que ocorreu no 24º Concurso de Caboclos em 2014.

Imagem do Arrastão dos Caboclos pelas ruas da cidade. Retirada do sitio http://www.saomiguelnews.com.br/2014/04/prefeitura-de-major-sales-realizou-o.html

Apresentação dos Caboclos do Mestre Bebé. Imagem retirada do sitio http://www.saomiguelnews.com.br/2014/04/prefeitura-de-major-sales-realizou-o.html

Apresentação da Turma do Bom Jardim. Imagem retirada do sitio http://www.saomiguelnews.com.br/2014/04/prefeitura-de-major-sales-realizou-o.html

Apresentação da Turma dos Canarinhos. Imagem retirada do sitio http://www.saomiguelnews.com.br/2014/04/prefeitura-de-major-sales-realizou-o.html

Autora: Carla Mariane Dantas

bottom of page