top of page

A Lenda de Rio do Fogo - RN

     As narrativas sobre A Lenda da Lagoa do Fogo,  guardam memórias e informações sobre o povoamento da localidade e a origem do nome dado ao município. Localizado no litoral norte do estado do Rio Grande do Norte, a região Nordeste do Brasil, é um dos mais jovens dentre os 167 municípios que integram o território do estado.

 

        Registros de historiadores dão conta de que na segunda década do século XVIII, três famílias partiram do município de Jardim do Seridó, no Seridó do Rio Grande do Norte, fugindo da seca, em busca da sobrevivência, seguiram os vales dos rios em direção ao litoral, e inicialmente fixaram moradia à esquerda de um pequeno rio de águas escuras, que viria a se chamar Lagoa do Fogo. Essa três famílias foram as colonizadoras do município de Rio do Fogo, assim como as primeiras a relatarem sobre os aparecimentos misteriosos que ocorriam na lagoa. A Seca relatada foi a de 1877, considerada como a mais devastadora da  História do Nordeste do Brasil (MORAIS, 2004:199). 

Acervo Pessoal
Fonte: Elvis de Brito - Morador do Município de Rio do Fogo - RN

             Reza a lenda que na lagoa existente em Rio do Fogo, mora uma jiboia encantada, que guarda no fundo da lagoa uma cidade com tudo feito de ouro. O nome dado a lagoa é conotação de mistérios. As famílias sertanejas mantinham seu sustento através de pescaria numa grande lagoa existente nas proximidades. No caminho para as pescarias noturnas, avistavam com frequência aparições da jiboia encantada e de um grande círculo de fogo em torno da lagoa com conotação de um autêntico fenômeno sobrenatural. A partir disso, os habitantes pioneiros passaram a chamar a lagoa de Lagoa do Fogo e consequentemente o pequeno rio recebeu o nome oriundo do fenômeno e passou a se chamar Rio do Fogo.

Carla Belke Fonte: Facebook

           Ainda hoje, alguns moradores têm certo receio em aproximar-se da Lagoa de águas escuras, por acreditarem que a jiboia encanta com seus olhos quem a vir e leva-o para o fundo da Lagoa para que se afogue. A lenda ainda diz que o encanto da lagoa acaba, se a profecia existente na cidade se cumprir. De acordo com a profecia três irmãos existentes na cidade, filhos das três primeiras famílias seridoenses citadas acima, colonizadoras do município, teriam esse poder. Os três iriam para a Lagoa e lutariam com a jiboia até matá-la e então a lagoa secaria e a cidade de ouro viria a surgir. Mas isso teria um preço, somente um dos três irmãos sobreviveria, a jiboia mataria os outros dois e o sobrevivente seria o dono de toda a cidade de ouro. A profecia seria cumprida pelo preço que eles pagariam, a vida, pela cidade de ouro. Hoje, os irmãos faleceram e não há mais como a profecia ser cumprida.

Acervo Pessoal. Fonte: Sabryna Silva - Moradora do Município de Rio do Fogo - RN

            O local onde os antigos moradores diziam ter visto as procissões, era o mesmo onde iniciou-se o povoamento de Rio do Fogo, as margens do pequeno rio de águas escuras, que foi batizado de Lagoa do Fogo. Com o crescimento do povoado, depois de pertencer a jurisdição de Touros e posteriormente de Maxaranguape, Rio do Fogo alcançou sua emancipação política em plebiscito realizado no dia 17 de setembro de 1995. Através da Lei nº 6.842, de 21 de dezembro de 1995, o agora município foi desmembrado de Maxaranguape, emancipou-se e tornou-se Rio do Fogo, mantendo o nome dado pelos colonizadores, tendo como ponto de partida as memórias dos moradores mais antigos, em relação a lenda de origem do lugar. 

           A lenda que deu origem ao nome da lagoa e do município de Rio do Fogo é de conhecimento de parte antiga da população, e é preciso passar essa lenda para as futuras gerações para que elas tenham conhecimento dos primórdios do município, pois através do conhecimento é que os mesmos poderão ter a mesma identidade para com a lenda que os seus ancestrais possuem.

 

            Esta pesquisa tem como finalidade abordar a história por trás do nome do município, trazendo para conhecimento das novas gerações a lenda da criação do município de Rio do Fogo, que é de suma importância para que a própria população possa ter acesso a história do surgimento de seu município, conhecendo assim a cultura de seus antepassados, assim como suas crenças diante dessa história que é um patrimônio do Rio Grande do Norte.

Acervo Pessoal. Fonte: Sabryna Silva - Moradora do Município de Rio do Fogo - RN

Acervo Pessoal. Fonte: Dayane Moura

Autor desconhecido. 

Fonte: http://parrachos87.blogspot.com.br/

BIBLIOGRAFIA

http://riodofogo.rn.gov.br/?page_id=8 Acessado no dia 21-01-2015 às 10h58min.

JÚNIOR, Pedro Pinheiro de Araújo. RIO DO FOGO (RN) – HISTÓRIA E PATRIMÔNIO Disponível em: <file:///C:/Documents%20and%20Settings/20121124120057/Meus%20documentos/Downloads/Rio%20Grande%20do%20Norte%20I.pdf > . Data de acesso: 23 de março de 2015 às 09h49min.

Autora: Dayane Moura Da Silva

bottom of page